DICAS PARA UMA PELE LINDA

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Uma pele mais jovem e saudável pode estar mais perto do que você imagina. Ingerir os alimentos corretos ajuda a prevenir rugas, atenuar olheiras, evitar o ressecamento e melhorar a maciez e a elasticidade da pele. Veja abaixo quatro dicas para alcançar esses objetivos. Você entenderá por que incluir no cardápio alimentos como frutas cítricas, quinoa, soja, abacate, entre outros.

PREVENIR RUGAS

Ricas em vitamina C, as frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, tangerina, ameixa, entre outras, funcionam como um fotoprotetor, ou seja, protegem a pele dos efeitos do sol. A ingestão desses alimentos previne rugas, envelhecimento precoce e lesões pré-cancerosas.

ATENUAR OLHEIRAS

Quem nunca teve uma noite mal dormida e foi vítima das desagradáveis manchas escuras ao redor dos olhos? Mas não é só a falta de sono que facilita o aparecimento das olheiras. Ansiedade e estresse também podem piorar ainda mais a aparência do rosto. Cansado e agitado, o corpo aumenta os níveis de cortisol, responsável pela inflamação na área dos olhos.
Além de dormir pelo menos seis horas por noite, é fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em beta-sitosterol, como o abacate, capazes de reduzir os níveis de cortisol e, consequentemente, amenizar as olheiras. De acordo com a nutricionista Thais Souza, também é importante eliminar as toxinas do organismo. “As toxinas são eliminadas do corpo pelas fezes e pela urina. Sendo assim, fortaleça os rins ingerindo suco de cranberry, quinoa, feijão azuki e clorela”, ensina.
Para um efeito mais rápido, aplique compressas frias com infusão de camomila, ao redor dos olhos. Cremes com princípios anti-inflamatórios, que utilizam em sua fórmula romã, algas e aloe vera também são eficazes na diminuição das manchas escuras.

EVITAR RESSECAMENTO E MELHORAR A ELASTICIDADE

A nutricionista explica que a pele possui receptores de isoflavonas, um hormônio vegetal semelhante ao estrógeno, que evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Para conseguir esses efeitos, a dica é preparar receitas com soja, que é rica em isoflavonas, imprescindível para a beleza da pele.
Além disso, o chocolate também possui ação hidrante. Rico em minerais como potássio, fósforo, ferro, cálcio, zinco, cobre, cromo e vitaminas E, B1 e B2, essa substância é excelente para a pele. Produtos feitos à base de chocolate também clareiam manchas, especialmente quando aplicados como máscaras faciais. E os benefícios não param por aí. O cacau previne o envelhecimento precoce, já que é um poderoso antioxidante.

MELHORAR A MACIEZ

O caminho para manter a maciez da pele começa pelo intestino. Quando este órgão funciona bem, as toxinas são liberadas mais facilmente pelo organismo, dando espaço para uma aparência saudável. Nesse sentido, beber diariamente água, sucos, chás ou água de coco aumenta e facilita a eliminação do bolo fecal, hidratando a pele.

RESUMO

Em síntese, veja os cinco passos para uma pele saudável:

1. Alimentação: Uma dieta balanceada faz muita diferença. Dê preferência às frutas, saladas e alimentos ricos em fibra. Reduza gorduras, frituras, açúcares e carne vermelha.

2. Água: A pele precisa de líquido para eliminar as toxinas e detritos do organismo, portanto, beber água é fundamental! O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água diariamente.

3. Vida saudável: O exercício físico estimula o metabolismo do tecido e combate o estresse, evitando até mesmo a acne.

4. Dormir: Uma boa noite de sono é um verdadeiro tônico para a pele, favorecendo a nutrição e a desintoxicação do organismo.

5. Limpeza e Hidratação: Após uma limpeza profunda, utilize o hidratante nas áreas do colo, cotovelos, joelhos, mãos e pés pelo menos uma vez por dia. Sua pele ficará macia e muito cheirosa!

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